Dr. Pedro Bertino Moreira
Oftalmologia Clínica e Cirúrgica
CRM-SP 127.789  CRM-DF 19885
200x199
Dr. Pedro Bertino Moreira
Oftalmologia Clínica e Cirúrgica

Em dezembro de 2002, o Dr. Pedro Bertino Moreira concluiu a graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante o internato foi monitor da disciplina de Oftalmologia, após processo seletivo deste serviço.

Em 2006 concluiu o programa de residência médica no Hospital Municipal da Piedade, na cidade do Rio de Janeiro, sob orientação do Dr Yoshifumi Yamane, respeitado professor da Universidade Gama Filho e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Nesta mesma instituição iniciou programa de subespecialização em cirurgia de catarata sob orientação do Dr Armando Stefano Crema, respeitado cirurgião de segmento anterior no meio oftalmológico. Aprimorou suas habilidades em técnicas de facoemulsificação em casos complicados e exerceu cargo de preceptoria no departamento de Catarata desta instituição por 12 meses. Foi aprovado no exame de título de especialista em Oftalmologia, conferido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e pela Associação Médica Brasileira.

De 2007 a 2009 ingressou no programa de subespecialização em córnea e cirurgia refrativa do Hospital Oftalmológico de Sorocaba, sob orientação da Dra Luciene Barbosa de Sousa, ex-chefe do setor de córnea da Universidade Federal de São Paulo e autoridade internacional em cirurgia corneana. Durante esses dois anos realizou mais de 120 transplantes de córnea penetrantes e cerca de 70 transplantes lamelares (DALK, FALK, DSEK, DSAEK). Desenvolveu habilidade cirúrgica nas áreas de implante de segmentos intra-estromais (anel estromal), procedimentos assistidos por laser de femtosegundo (femto-LASIK, FALK, topoplastias), cross-linking de colágeno corneano e ceratoprótese de Boston.

Ao fim de 2007 assumiu a chefia do departamento de córnea e catarata da Santa Casa de Misericórdia de Limeira (Limeira,SP). Exerceu funções de preceptoria clínica e cirúrgica nesta instituição até 2014.

Em 2009 iniciou atendimento no pronto atendimento oftalmológico da instituição. Durante cerca de 18 meses desenvolveu habilidades clínicas e cirúrgicas em atendimento de urgência.

De 2009 a 2015 exerceu função de preceptor do departamento de córnea do Hospital Oftalmológico de Sorocaba. Prestou semanalmente orientação cirúrgica aos estagiários do primeiro ano com enfoque em transplantes com laser de femtosegundo e técnicas de segmento anterior diversas (transplantes lamelares tectônicos, implante de tubos de drenagem para glaucoma, técnicas com membrana amniótica, transplantes de glândula salivar e transplantes de limbo). Também foi orientador dos estagiários do segundo ano, com enfoque em transplante de endotélio assistido por micro-cerátomo, transplante lamelar anterior profundo (DALK) e implante de ceratoprótese de Boston.

272x746Arquivo pessoal Dr. Pedro Bertino


Em 2011, ingressou como médico-observador no renomado Instituto Barraquer em Barcelona, Espanha. Durante 3 meses aprimorou suas habilidades teóricas em ceratopróteses e cirurgias corneanas. Participou do curso de ceratoprótese no congresso da Sociedade Espanhola de Oftalmologia, ministrado pelo Dr Jose Temprano, uma autoridade em osteo-odonto-ceratoprótese.

272x746Arquivo pessoal Dr. Pedro Bertino

Ao regressar, no início de 2012 assumiu a orientação cirúrgica do setor de catarata congênita e cataratas complicadas no Hospital Oftalmoloógico de Sorocaba até o final do ano de 2015.

Em 2013, concluiu a certificação para uso do laser de femtosegundo em transplantes, concedida pela Abbott, fabricante do IntraLase. Coordenou o curso prático e teórico de transplantes lamelares do Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba.

Em 2013 foi a Indianapolis, EUA, onde fez o curso teórico e prático de transplantes de membrana de Descemet-endotélio (DMEK- Descemet Membrane Endothelial Keratoplasty) ministrado pelo Dr Francis Price, uma autoridade mundial em transplantes endoteliais.

272x746Arquivo pessoal Dr. Pedro Bertino

Desde 2013, atua em Brasília no departamento de córnea do Hospital de Olhos INOB e do Hospital de Olhos do Gama (HOG). Nestas instituições participou ativamente no processo de implementação no serviço de córnea dos procedimentos de transplante de endotélio corneano (DSEK e DMEK) e implantes de lentes fácicas do tipo Artisan/Artiflex/ICL. Em 2016 iniciou os implantes de Artisan para correção de afacia, recém liberados pela ANVISA no Brasil.

Atualmente é revisor dos periódicos European Journal of Ophthalmology, Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, Clinics (USP) e British Journal of Ophthalmology.

Integra desde 2016 o grupo de pesquisas e publicações científicas em oftalmologia R.I.O. (Research in Ophthalmology).

Atualmente é membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Cornea Society e do American Society of Cataract and Refractive Surgeons (ASCRS).



TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À BERTINO OFTALMOLOGIA