É uma inflamação crônica dos folículos dos cílios nas pontas das pálpebras, causada pela proliferação excessiva de bactérias normalmente presentes na pele ou por uma alteração dermatologicamente chamada dermatite seborreica.
As crostas nas bordas palpebrais podem formar-se enquanto você dorme. Se isto acontecer,talvez seja difícil abrir os olhos pela manhã.
Se a blefarite não for tratada cedo,pode causar a formação de um quisto(uma inflamação de uma glândula gordurosa na pálpebra)ou terçol,que pode transformar-se em um quisto crônico,o qual pode requerer uma cirurgia para extrai-lo
Causas, fatores de risco e complicações:
A blefarite normalmente é causada por dermatite seborreica ou por uma infecção bacteriana e,algumas vezes,é uma combinação de ambas.As alergias também podem causá-la ,ainda que estas causas sejam menos comum.
Esta inflamação se caracteriza por um excesso na produção de óleo pelas glândulas ao redor das pálpebras,o qual cria um ambiente favorável a proliferação excessiva de bactérias que normalmente estão presentes na pele.As pálpebras ficam vermelhas e irritadas,com escamas que caem na base dos cílios.
A blefarite pode estar associada ao terçol e ao calázio recidivantes.Os fatores de risco são a dermatite seborreica da face ou do couro cabeludo,a rosácea e as alergias.A blefarite crônica pode comprometer a formação das lagrimas levando a um ressecamento dos olhos.
Quais os sinais e os sintomas?
A zona próxima a base dos cílios está coberta por gordura e bactérias que podem causar:
Vermelhidão das pálpebras;
Inchaço e sensibilidade das pálpebras;
Coceira ao redor dos cílios;
Caspa gordurosa ou escamas ao redor dos cílios;
Crostas duras na base dos cílios que podem causar a queda dos mesmos.